Galeria (2018)

Realizamos este trabalho, sobre as Invasões Francesas, no âmbito da disciplina de História A. Este trabalho teve como objetivo dar a conhecer as causas que marcaram estas Invasões, a descrição de como cada uma das Invasões se sucedeu, assim como as suas rotas, e seguidamente as consequências que causaram após diversos atos de violência e destruição por parte dos exércitos franceses.

Numa altura em que os ventos de mudança varriam a Europa, Portugal perpetuava ainda as velhas tradições da monarquia absolutista. Mas não por muito tempo…

Portugal não aderiu ao Bloqueio Continental, ordem dada por Napoleão Bonaparte, em1806, de fechar os portos aos Ingleses, e em Novembro de 1807, as tropas napoleónicas comandadas pelo General Junot invadiram Portugal.

O objetivo desta ordem dada por Napoleão enquanto governante era retirar da Inglaterra todo o poder e influência conquistados a nível internacional e passá-los para a França.

Com as invasões, Portugal sofreu imenso, em termos de património, dinheiro e riqueza.

Contudo, estas invasões por parte dos exércitos franceses contribuíram para a Revolução Liberal de 1820, composta pelos ideais liberais.

Nesta passagem pelo Porto, mostramos no local mais marcante do nosso itinerário, na Ribeira, o monumento das alminhas da tragédia da Ponte das Barcas, essa que fora destruída e que fizera centenas de vítimas na tentativa de fuga da população, naquela que foi a 2ª invasão francesa. Ainda relacionado com este tópico, tivemos a sorte de encontrar o arqueólogo, historiador e divulgador de História, Joel Cleto. Habituado a aventurar-se por esta cidade, com a história do nosso país, vem completar as nossas informações acerca da tragédia, possibilitando uma maior compreensão e divulgação de acontecimentos mais precisos.


Disciplina: História A

Professora: Ana Sousa


Autores

Autores:

  • Ana Rita Teixeira Rodrigues, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 11D
  • Ana Sofia Félix Lopes, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 11D
  • Mariana Filipa Cerquido Bernardo, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 11D
  • Maria Eduarda Lima de Fernandes Teixeira, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 11D