Galeria (2018)

O trabalho aborda a realidade nuclear, os motivos e o impacto do uso deste tipo de armamento, matérias de aprofundamento, no âmbito da disciplina de História A.

Em formato de vídeo, apresentam-se três grandes períodos de tensão marcados pela construção e uso de armas nucleares. Pretende-se assim, alertar o “público” de que esta realidade, consequência da Guerra Fria do pós II Guerra Mundial, longe de ter “esfriado”, inquieta e perturba os observadores mais atentos. O tema dos riscos das armas nucleares continua na ordem do dia.

Apresentam-se, cronologicamente, mas por ORDEM INVERSA, isto é, partindo da atualidade para o passado, os seguintes momentos-chave da tensão nuclear: atual conflito/tensão entre os EUA e Coreia do Norte; a crise dos mísseis de Cuba e a Paz Armada, em 1962, um incidente que pôs o mundo à beira de uma guerra nuclear; o lançamento, por parte dos EUA, em 1945, de duas bombas atómicas, às cidades japonesas Hiroshima e Nagasáki. Com este último acontecimento, que inaugurou a era atómica/nuclear, pretende-se alertar para as terríveis consequências do uso destas armas.

O trabalho termina com o confronto de duas perspetivas, relativamente ao uso do armamento nuclear, procurando-se promover a reflexão sobre o tema. Desta forma, torna-se um recurso educativo para fomentar o espírito critico e, ao mesmo tempo, esclarecedor do mundo atual.


Disciplina: História A

Professora: Eva Freitas


Autores

Autores:

  • Ana Cláudia Silva Felizardo, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 12F
  • Bruna Alexandra Carvalho Mendes, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 12F
  • Catarina Alexandra Monteiro Sousa, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 12F
  • Diogo Emanuel Silva de Sousa, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 12F