Galeria (2018)

Neste projeto foi construído um braço robótico, fabricado pela marca Arduino na Itália, com o nome de Arduino Braccio. O mesmo foi programado no software Arduino IDE, para possuir dois modos de controlo, um modo manual e um modo automático, todo este controlado através de uma aplicação Android.

Quando o braço robótico é iniciado, este faz uns determinados movimentos, para calibrar e proteger os servo motores, por parte da biblioteca Braccio.

O controlo deste braço robótico é feito através de uma aplicação Android, que possui os diversos elementos virtuais para o utilizador escolher o modo que pretende utilizar, para o utilizador quando estiver no modo manual controlar o braço robótico através dos movimentos dos mesmos e para controlar a direção e o abrir e fechar da garra. Esta aplicação Android ainda possui outros menus, para o utilizador saber mais sobre o Arduino e as suas diversas versões, do Arduino Braccio e também um formulário de ajuda, caso o utilizador tenha alguma dúvida.

Quando o braço robótico está no modo manual, o utilizador possui o controlo total sobre o braço. O utilizador pode movimentar a base, a altura, o ângulo do braço, o ângulo da garra, a direção e o abrir/fechar a garra, através dos botões virtuais da aplicação Android. Caso o robô ou braço robótico esteja no modo automático, o utilizador perde todo o controlo do mesmo. O braço robótico segue as instruções do programa, para pegar num objeto e coloca o mesmo no sentido oposto, fazendo os movimentos ciclicamente até que o botão da aplicação Android para desativar o controlo automático seja pressionado.

O braço robótico está instalado numa base de madeira personalizada e todos os cabos estão organizados para uma melhor aparência.


Disciplina: Informática

Professor: Teotónio Silva


Autores

Autores:

  • Diogo Miguel Carvalho Teixeira Escola, Básica e Secundária de Águas Santas, 12I