Galeria (2019)

Este trabalho apresenta sucintamente a evolução dos combustíveis fósseis e os desafios que nos foram impostos ao longo do tempo, em virtude da sua utilização. Para além disso, alertamos para a necessidade de inverter a degradação do planeta.

1.Contextualização da origem dos combustíveis fósseis (local e época);

a.Petróleo – foi descoberto no Médio Oriente e os primeiros registos históricos datam de 4 000 a.C.

b.Gás Natural - foi descoberto na Pérsia entre 6000 a.C. e 2000 a.C. e, segundo algumas indicações históricas, era usado para manter aceso o “fogo eterno”.

c.Carvão – não é especifica a época da sua descoberta, contudo, a primeira mina de carvão para fins comerciais nasce em Richmond (EUA) em 1745.

2.Os grandes acontecimentos que estiveram ligados ao aparecimento dos combustíveis fósseis;

a.Revolução Industrial – destaque para o desenvolvimento da indústria têxtil e da indústria metalúrgica, sobretudo para a segunda, fornecedora de máquinas e equipamentos, indispensável ao arranque industrial. O combustível fóssil utilizado foi o carvão.

b.Os “Trinta Gloriosos” – período de acelerado crescimento, em que o petróleo foi usado como material energético de excelência, devido ao seu baixo preço e abundância.

c.Mutação dos comportamentos na sociedade – aparecimento do automóvel, movido por combustíveis derivados do petróleo, alterando as convivências na sociedade da época.

d.Redução distância-tempo – os combustíveis fósseis levaram ao desenvolvimento dos transportes e das vias de circulação aproximando assim as pessoas e as cidades. e.Alteração da paisagem urbana – o incremento industrial que resultou do aparecimento e utilização dos combustíveis fósseis, arrastou consigo vantagens e desvantagens: absorção do êxodo rural pelos centros urbanos que tinham indústrias; os centros urbanos não tinham condições para responder às necessidades da população, gerando más condições de vida e muitas vezes, bairros onde as pessoas viviam de forma desumana; as cidades tiveram que se adaptar às migrações e colocar em prática planos reformadores de forma a dar às pessoas o que necessitavam.

3.Primeiros setores de atividade em que os combustíveis fósseis foram utilizados;

a.- Indústria;

b.- Transportes;

c.- Construções.

4.Setores de atividade em que os combustíveis fósseis são utilizados atualmente.

a.Carvão mineral: energia elétrica em centrais termoelétricas e como matéria-prima para fabricar aço nas siderúrgicas. Os grandes produtores mundiais desse recurso são os Estados Unidos, China, Cazaquistão, Rússia, Polónia, Índia, Alemanha, Austrália e África do Sul.

b.Gás natural: área de transportes, através do uso em veículos do gás natural veicular (GNV). Nas indústrias, é utilizado como fonte de geração de energia e matéria-prima necessária à indústria gasoquímica, para produção de outros compostos como metano e ureia. E nas residências através do uso do gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como “gás de cozinha”.

c.Petróleo: vários produtos podem ser obtidos, como a gasolina, óleo diesel, fertilizantes, tintas, borrachas, plástico, medicamentos, entre tantos outros. O petróleo é responsável por cerca de 37% da produção de energia no mundo, sendo que o setor de transporte é o principal destino desse óleo (50%) Estima-se que 25% é utilizado pelas indústrias e os outros 25% são para a indústria química e para a geração de energia nas usinas termoelétricas.

5.Impacto económico que causam no presente. a.Um dos impactos mais positivos dos combustíveis fósseis é o fato de que muitos países são ricos em petróleo, mas pobres em outros recursos naturais. Isso porque eles estão localizados em desertos ou regiões mais frias do mundo onde a oportunidade de outros recursos é limitada. Portanto, a produção dos combustíveis fósseis, muitas vezes, financia os programas sociais e as economias privadas em áreas onde há poucas oportunidades de aproveitamento de demais recursos. Para além disso, o transporte de combustíveis fósseis em forma líquida ou gasosa é muito fácil: são transportados através de tubos de construção de centrais elétricas que funcionam com combustíveis fósseis também.

6.Impacto ambiental que causam no presente.

a.O uso destes recursos, teve naturalmente grandes impactos na evolução do Homem, tanto para o melhor, a nível social, tecnológico, económico e uma grave consequência para o meio ambiente. As grandes consequências surgem com o uso deste tipo de combustíveis, como a contaminação do ar pela sua combustão, sendo mesmo um problema para a saúde pública. Gases como o dióxido de carbono são considerados poluentes por agirem diretamente com o efeito de estufa, aumentando assim o aquecimento global, não deixando dissipar o calor gerado pelos raios solares. Este aumento de temperatura é sentido nos dias que correm, e provavelmente trará consequências de dimensões catastróficas se nada for feito em contrário.

7.Medidas que já foram tomadas para combater os combustíveis fósseis e medidas que irão entrar em vigor.

a.A preocupação ambiental começa a ganhar proporção nos orçamentos do Estado;

b.Aposta nas fontes de energia renováveis (biomassa, energia solar, energia eólica, biodiesel, energia hídrica, energia geotérmica...)

c.Uso de transportes públicos;

d.Consciencialização do consumo diário dos recursos (água, gás, luz).

8.Projeção da longevidade dos combustíveis fósseis;

a.Os combustíveis fósseis são recursos não renováveis, ou seja, são utilizados mais depressa do que a natureza os produz, pelo que inevitavelmente um dia chegarão ao fim.


Dsiciplina: História

Professor: Paulo Barros


2019 04 26 10 52 14 autores img20190426102711

Autores:

  • Ana Beatriz Ferreira Vilarinho, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 12E
  • Nuno Filipe dos Santos Silva, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 12E