Galeria

Enquadrando-se nas matérias lecionadas na disciplina de História A, este projeto tem como ponto de partida as hostilidades e atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, que visavam o extermínio de vários povos de raças diferentes. O povo cigano não foi exceção. Terminado o conflito, os ciganos continuam a ser vítimas de preconceito. A partir dos seus diferentes modos de vida e dos seus costumes e tradições, a sociedade atual lança sobre eles olhares preconceituosos e comentários difamatórios. Persistem, ainda, em todo mundo, conflitos raciais, que põe em causa a salvaguarda das gerações futuras.

Desta forma, decidimos abordar neste trabalho as novas vozes de mudança que tentam, diariamente, combater o preconceito para com o povo cigano. Assim, a partir de vários documentários vistos na televisão, estudos estatísticos e científicos e ainda, informações recolhidas junto de associações que combatem a mesma causa, o tema principal do trabalho escolhido foi a emancipação da mulher cigana. A realidade destas comunidades está a mudar uma vez que as mulheres que têm uma escolaridade mais alargada, começam a definir o rumo da comunidade cigana, adaptando a sua cultura e tradições aos tempos atuais. As mulheres ciganas são o fio condutor para a evolução de toda a cultura cigana e passa por elas a abertura da comunidade à sociedade envolvente. O processo é moroso mas o caminho está a ser percorrido. Por isso, as sociedades atuais devem valorizar e dar voz a estas mulheres que, dia após dia, se emancipam e pretendem ver reconhecidos os seus direitos enquanto seres humanos.

A instituição escola faz parte de um contexto social múltiplo que envolve realidades cada vez mais diferentes. Ajudar os alunos a lidar adequadamente com essas realidades, eis um dos muitos desafios que a escola tem pela frente. Com este trabalho quisémos, também, dar o nosso contributo e, ainda, mostrar o nosso reconhecimento pelo papel não apenas (in)formativo que teve ao longo do nosso percurso escolar.


Disciplina: História A

Professora: Eva Freitas


Autores

Autores:

  • Beatriz Vieira Machado, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 12F
  • Diogo Camilo Rocha, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 12F
  • Inês Filipa Monteiro Gomes, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 12F
  • Margarida Arada Leitão Pinto Morais, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 12F