Anatomia de uma publicação na galeria de trabalhos

Imprimir

O que é que acontece ao texto que é introduzido no formulário de submissão de trabalho? Onde vai aparecer o vídeo de apresentação e a foto do(s) autor(es) do trabalho? Vamos tentar explicar neste artigo qual é a estrutura de uma publicação na galeria de trabalhos...

 anatomia de uma publicacao

 

Quando se abre um trabalho da galeria, o primeiro elemento que nos aparece é o vídeo de apresentação do trabalho. Este vídeo, funciona como um teaser ou pitch e tem a função de dar a conhecer num curto espaço de tempo (30 seg, por exemplo) a ideia principal do trabalho, os principais objetivos do mesmo, as suas caraterísticas, o contexto em que este trabalho aparece e também a apresentação dos autores (alunos) e mentores (professores). É, por assim dizer, o cartão de visita do trabalho que foi desenvolvido pelos alunos e que foi agora submetido a concurso no âmbito do Projeto+.

Logo após o vídeo, aparece o título do trabalho. O título é o primeiro elemento de identificação do trabalho em todo o processo de concurso. Mais longo ou mais curto, deve deixar transparecer em poucas palavras o objeto de estudo em que o trabalho incide.

De uma forma gradual, pretende-se dar a conhecer melhor o trabalho em causa e é desta forma que surge a descrição sucinta logo após o título. Esta descrição, não deve ser superior a 255 caracteres e deve ser formulada num único parágrafo de texto, como se tratasse de uma extensão do título.

Surge então o texto de apresentação que tem como objetivo dar a conhecer, com mais detalhes, o trabalho que foi realizado. Não existe qualquer tipo de limitação ao tamanho do texto, podendo ser composto por vários parágrafos que visam esclarecer o leitor das características do trabalho que pode ser acedido/visualizado no botão à direita.

Já quase no fim, é apresentada informação sobre a disciplina (ou área disciplinar) a que o trabalho está relacionado e o nome do professor (orientador/responsável) que acompanhou e apoiou os alunos no seu desenvolvimento. 

Para terminar surge então o nome do autor ou dos autores, a escola e a turma a que este(s) pertence(m), em grande plano na fotografia, individual ou em grupo, para que todos os membros da nossa comunidade escolar possam identificar e atribuir o mérito de quem desenvolveu o trabalho aqui apresentado.

Na coluna lateral é possível visualizar a data de submissão do trabalho, as categorias em que este se insere - tipo de trabalho e escalão - e o botão que dá acesso ao trabalho submetido a concurso.

Ainda tem dúvidas ou pretende fazer sugestões? Utilize o nosso formulário de contacto ou envie-nos um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Tags: ,