Galeria (2018)

Ao terminar a II Guerra Mundial a Alemanha foi dividida em quatro partes administradas por cada uma das potências vencedoras (EUA, Inglaterra, França e URSS). Berlim ficou dentro da zona administrada pela União Soviética e também foi dividida em quatro zonas.

Em 1948, os três setores ocidentais reunificaram-se dando origem à República Federal da Alemanha. A União Soviética reagiu criando a República Democrática Alemã, em 1949. Antes, em 1948, Estaline decidira o bloqueio total da cidade de Berlim, cortando todas as vias de acesso terrestre. Durante quase um ano os aliados ocidentais tiveram que montar uma ponte aérea em Tempelhof para abastecer a cidade. O bloqueio russo fracassou. Desde então, de 1948 até 1989, as relações entre os EUA e a URSS caracterizaram-se por uma forte tensão, dando início a uma corrida armamentista que recebeu o nome de Guerra Fria.\nNo dia 5 de março de 1946, Churchill, referindo-se à política da URSS, usou com grande clarividência a expressão “Cortina de Ferro”. A partir de 1961, o que era uma cortina metafórica tornou-se um muro literal, já que as autoridades da RDA mandaram construir um muro para evitar que os alemães democráticos fugissem do lado socialista. O Muro de Berlim, com 144 metros de comprimento, tornou-se imediatamente o símbolo da Guerra Fria.

Em novembro de 1989, o governo da RDA viu-se obrigado a aceitar a livre circulação dos cidadãos entre as duas partes da cidade, dando lugar à queda do Muro de Berlim. A 3 de outubro de 1990, nasceu a Alemanha unificada, transferindo a sua capital de Bona para Berlim. Atualmente, Berlim prepara-se para ser a capital mais importante da Europa, aberta, com uma população jovem, culta e tolerante.

Estes momentos marcantes dos últimos 70 anos de Berlim, com profundo impacto a nível mundial, são abordados no quizz que apresentamos. Aliando a vertente lúdica à vertente pedagógica torna-se um recurso facilitador de aprendizagens principalmente ao nível da sistematização das mesmas.


Disciplina: História A

Professora: Eva Freitas


Autores

Autores:

  • Maria Beatriz Fernandes Pereira, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 12F
  • Catarina da Silva Coelho, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 12F
  • Beatriz Filipa Ferreira Alves, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 12F
  • Helena Alexandra Santos Nogueira, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 12F