Galeria (2021)

Nesta apresentação iremos abordar a cena IV: “O Parvo”, de Gil Vicente, analisando as características das personagens presentes, o percurso cénico, os elementos cénicos, a intenção da crítica social e os tipos de cómico presentes.

Na disciplina de Português, a professora Luísa Ferreira, propôs a realização de um trabalho de análise e de representação de uma cena do Auto da Barca do Inferno, uma obra de Gil Vicente.
A realização deste trabalho de análise e representação da cena O Parvo, do Auto da Barca do Inferno permitiu-nos aprofundar o nosso conhecimento acerca desta obra de Gil Vicente e sobretudo compreender o papel das personagens, Diabo, Anjo e Joane que dela fazem parte.
Podermos “encarnar” as personagens através da representação teatral foi bastante interessante e divertido, pois pudemos dar-lhes vida captando a intenção com que Gil Vicente as criou.
Em suma, reforçamos, através deste trabalho, que Gil Vicente é, sem dúvida, alguma o “pai do teatro português,” dramaturgo Humanista que deu forma e conteúdo literário a elementos rudimentares até então dispersos. Também introduziu o uso do cenário nas representações.


Disciplina: Português

Professora: Luísa Ferreira


2021 07 01 18 07 06 autores img1202

Autores:

  • Gonçalo Jorge Pinto da Costa, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 9B
  • Gonçalo Laranjeira de Oliveira Peixoto, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 9B
  • João Filipe Caló Fernandes, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 9B