Galeria (2021)

A Revolução Industrial chegou tarde a Portugal e, na segunda metade do século XIX, o pouco operariado existente vegetava nas cidades, pobremente alojado e alimentado, rude e, na sua maioria, analfabeto.

No século XIX assistiu-se as desmantelamento das hierarquias sociais tradicionais e a sociedade de ordens deu lugar à sociedade de classes. Apesar de todos os homens serem considerados iguais perante a lei, dividiam-se em diferentes classes, em função dos seus rendimentos económicos, ocupações profissionais e valores.
No patamar inferior da sociedade, o proletariado contava apenas com o seu trabalho braçal mal pago, muito duro e mal remunerado. Aos homens juntam-se as mulheres e as crianças, nas minas e nas fábricas suportando, também elas, as condições de trabalho degradantes e longos horários de trabalho.
É na segunda metade do século XIX que surgem as doutrinas socialistas que se propõem alterar radicalmente os males do proletariado. O movimento operário ganha coesão e surgem sindicatos e partidos da classe trabalhadora.


Disciplina: História A

Professora: Isabel Gomes


2021 07 02 13 12 41 autores IMG 1016 polarr

Autores:

  • Ayla Fernandes Murata, Escola Básica e Secundária de Águas Santas, 11G