Vem comigo conhecer a história de Portugal

Nasce um País

Afonso Henriques queria a independência do Condado Portucalense, mas teve a oposição da mãe que queria integrar o condado no território da Galiza.




  1. D. Afonso Henriques resolveu lutar contra a sua mãe, vencendo-a na Batalha de S. Mamede (em 1128), perto de Guimarães, e passou a governar o condado com apenas 17 anos. Vencendo muitas batalhas, D. Afonso Henriques e os seus apoiantes afastaram os Muçulmanos do território português. São heróis deste período homens como Egas Moniz e Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador.

    Mountain View Mountain View





  2. Afonso Henriques é aclamado rei com a assinatura do Tratado de Zamora com o rei de Leão e Castela. O Condado Portucalense passa a chamar-se Reino de Portugal e D.Afonso Henriques é o 1º rei de Portugal, sendo-lhe atribuído a alcunha de «O Conquistador» por ter conquistado muitas terras aos mouros.

    Mountain View





  3. Mas não bastava conquistar cidades e castelos. Também foi preciso desenvolver o comércio e promover a língua portuguesa. D. Dinis ordenou que todos os documentos oficiais fossem escritos em português (arcaico) e o latim deixou de ser a língua oficial de Portugal. No reinado de D. Dinis nasceu o Estudo Geral, que mais tarde viria a ser a nossa primeira Universidade, fundada em Lisboa e mais tarde transferida para Coimbra.

    Mountain View