Vem comigo conhecer a história de Portugal

Como se formou Portugal - Povos da península Ibérica

O território onde hoje fica Portugal é habitado desde há muito tempo. Mesmo antes da sua formação, viveram cá vários povos, como por exemplo Celtas, Iberos, Lusitanos, Romanos e Árabes. Ainda podes encontrar vestígios destes diferentes povos, como algumas construções ou determinadas palavras que entraram na nossa língua portuguesa.






  1. Os Romanos
    Dos povos que habitarão na península ibérica, um dos mais importantes foi o povo romano. A conquista romana da península Ibérica começou 200 anos antes do nascimento de Cristo. Dos que resistiram à conquista romana destaca-se um grupo de Lusitanos liderados por Viriato. Ainda hoje podemos encontrar em Portugal vestígios do povo romano. Aconselho-te a visitar as ruínas romanas em Conimbriga ou o templo de Diana em Évora.

    Mountain View Mountain View





  2. Os Muçulmanos
    No século VIII, os Árabes, também chamados de Muçulmanos ou Mouros, vindos do norte de África, invadiram a Península Ibérica pelo sul. Estes permaneceram mais de cinco séculos em grande parte do território que hoje é Portugal, onde deixaram muitos vestígios da sua cultura. Possuíam muitos conhecimentos científicos e cultivaram novas plantas que ainda hoje vemos nos nossos campos: laranjeira, limoeiro, amendoeira, figueira. Também desenvolveram o cultivo da oliveira e deram a conhecer o fabrico do papel e da pólvora. Há na língua portuguesa cerca de 600 palavras que são de origem árabe, como por exemplo: alecrim; alface; algodão.

    Mountain View Mountain View





  3. O povo cristão, refugiado no norte da Península Ibérica, organizou-se para lutar contra os Árabes que tinham invadido a Península. À medida que iam reconquistando outras terras iam-se formando novos reinos cristãos – Leão Castela e Navarra.

    Mountain View








  4. D. Afonso VI, rei de Leão e Castela, é auxiliado na luta contra os Mouros por cavaleiros que vieram de outros reinos da Europa. Entre estes, distinguiu-se D. Henrique que, como recompensa pela sua bravura, recebeu o condado Portucalense e a mão de D. Teresa, filha de D. Afonso VI, ficando obrigado a prestar serviços ao rei de Leão. D. Henrique teve um filho de nome Afonso Henriques.

    Mountain View