Vem comigo conhecer a história de Portugal

Nasce a República

Depois de séculos de monarquia, a maioria da população ansiava pela mudança de regime.




  1. A partir de 1856, o caminho-de-ferro, o telégrafo, o telefone e depois a luz elétrica irão trazer progresso a Portugal.

    Mountain View





  2. No princípio de tarde do dia 1 de fevereiro de 1908, o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe são assassinados no Terreiro do Paço.
    Mountain View





  3. A 5 de outubro de 1910 é implantada a República.

    Mountain View







  4. Manuel de Arriaga é eleito, o primeiro Presidente da República. É nomeado um governo provisório presidido por Teófilo Braga e é aprovada a Constituição de 1911. São substituídos os símbolos nacionais: o hino nacional, a bandeira e a moeda.

    Mountain View






  5. Portugal ganha mais 2 heróis nacionais em 1922 com a chegada ao Brasil por via aérea. A travessia foi realizada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

    Mountain View






  6. A primeira República é derrubada em 1926 por um golpe militar que cria condições para a chegada ao poder de António de Oliveira Salazar. O golpe militar é comandado pelo general Gomes da Costa. É o início de uma longa ditadura que se estendeu até 25 de abril de 1974. Durante este período, os portugueses ficaram sem muitas liberdades. São feitas muitas prisões e o povo fica com medo. Os jornais, a rádio, a televisão e os espetáculos são controlados pela censura.

    Mountain View







  7. O Movimento das Forças Armadas, ou Movimento dos Capitães, derrubou o regime ditatorial em 25 de abril de 1974 sem derramamento de sangue. Na manhã desse dia, uma empregada de um restaurante de Lisboa que trazia cravos para oferecer às clientes começou a dá-los aos soldados que colocaram nos canos das espingardas. Assim nasceu a revolução dos cravos como ainda é conhecida.

    Mountain View